segunda-feira, 16 de julho de 2012


Cupcake churros !!!

Desde o dia que ví essa receita no tastespotting fiquei doida para fazê-la (leia-se comê-la). Eu amo churro, amo! E escolhi essa receita para fazer bem no dia dos pais pois tenho boas lembranças da combinação churros+ meu pai fofinho! Quando eu era pequena minha família sempre tirava férias no Rio de Janeiro, sempre ficávamos na Barra da Tijuca. O itinerário era aquele básico de férias de verão manhã e a tarde praia, praia, praia onde eu infernizava meu pai e meus tios para me levarem no fundo. Criança sempre fica no rasinho mas eu queria ficar no fundo pois eu que não era boba nem nada já tinha percebido que no fundo não tinha ondinha me puxando. Passava o dia tomando grapette e chupando picolé de galak da Yopa pois na minha cidade não tinha essa maravilha e então eu enfiava o pé na jaca!!! No final da tarde vez ou outra meu pai andava comigo pela orla até o trailer de "Churros do Uruguai" onde eu me refestelava nos deliciosos churros e depois voltava no colinho dele, ou toda melecada correndo feito louca com o meu irmão. Boas lembranças ficam na memória! Amo meu paizão!
Cupcake de churros
Tirei daqui
Rendimento 18 unidades
Ingredientes
- 250g de manteiga com sal
- 2 xícaras de açúcar
- 4 ovos (gemas separadas das claras)
- 1 xícara de leite
- 2 e 3/4 de xícara de farinha de trigo peneiradas
- 1 colher de extrato de baunilha
- 1 colher de sopa de canela
- 1 e 1/2 colher de sobremesa de fermento (eu coloquei 1 colher de sobremesa+ 1 pitadinha pois achei exagero) (na original sugere de chá mas achei que o meu não cresceu usando tão pouco fermento)

Modo de Preparo
1) Pré- aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Misture o leite com a baunilha. Reserve.
2) Em uma tigela de batedeira misture a manteiga e o açúcar. Bata em velocidade média alta por 3 minutos.
3) Adicione as gemas uma a uma a mistura de manteiga batendo bem após cada adição. Acrescente a canela e misture bem.
4) Diminua a velocidade para média baixa e alternadamente misture a farinha e o leite. Não bata muito! Bata apenas o suficiente para incorporar os ingredientes a mistura.
5) Bata as claras em neve. Enquanto isso misture, a mão, rapidamente o fermento. Emulsione delicadamente a massa com as claras em neve com movimentos circulares de baixo para cima.
6) Leve para assar  na grade mais baixa do forno. Asse até que o cupcake esteja dourado e firme ao toque ou até que o palito saia limpo (teste do palito). 
7) Deixe descansar na assadeira por 5 minutos e depois transfira os cupcakes para uma grade de resfriamento.

Recheio e cobertura
Ingredientes
- 400g de doce de leite cremoso e firme (usei havana mas o itambé, La Salamandra... servem também)
- 1/4 de xícara de açúcar misturado com 1 colher de sobremesa de canela para polvilhar
- Bico 2F da Mago e saco de confeitar
Modo de preparo: recheie e cubra o cupcake com doce de leite (cuidado para não exagerar para não ficar muito doce). Depois polvilhe com a misturinha de canela com açúcar.

Metade da maldade

Nenhum comentário:

Postar um comentário