segunda-feira, 16 de julho de 2012


Festival de cupcakes para a criançada

Tem coisa melhor do que reunir a criançada para uma farra gastronômica?! Os cupcakes cobertos com pasta americana são lindos mas estão longe de serem gostosos e acriançada não perdoa joga logo a arte de açúcar fora e mete o bocão no bolinho. Então em homenagem as crianças o festival de cupcake. Para montar é bem fácil e tem muita gente ganhando uma graninha bacana fazendo festival, ou oficina de cupcakes,  nas festinhas e para quem não tá nem aí para vender e só quer se divertir a receita é a mesma. Você pode montar em paralelo a vários eventos como churrascos, festas, tarde no clube.... e depois a criançada ainda serve os cupcakes de sobremesa. O mote é o seguinte incentivar a criançada a produzir os cupcakes recheando, cobrindo e enfeitando.
Vamos raciocinar com 10 crianças, ok?!
Você vai precisar
- Espaço físico
- Uma mesa bem grande (a minha tem 2 metros e meio e dois bancos, tipo mesa de pic-nic)
- Uma toalha de plástico (depois da bagunça você vai me agradecer)
-  Avental e touquinha fofa (esse é opcional mas se você que oferecer um serviço acho bacana ter)
- Embalagens diversas, fitas e adesivos
- Wrappers para cupcakes

Bisnagas com recheios diversos. Nesse caso a melhor maneira de rechear um cupcake é com a bisnaga.Vimos aqui. Ex. brigadeiro branco e brigadeiro tradicional. Para 10 crianças 10 bisnagas 5 com um tipo de recheio e 5 com outro tipo de recheio (meu conselho é sempre trabalhar com dois tipo de recheio, quanto mais tipos mais bagunça e disputas e maior diversidade de cupcakes).

Sacos de confeitar com cobertura. Coloque a cobertura no saquinho, amarre com um elástico e deixe para cortar a ponta na hora que for utilizar. (aprendemos aqui). Use sacos descartáveis sem bico com a ponta cortada em V, dá um efeito bacana e dispensa o uso de bicos. Aqui podemos nos valer de 2 dinâmicas: Na primeira o sabor da cobertura é único, cada um com o seu e pronto. Na segunda distribuímos 2 coberturas uma de chocolate outra de morango (por exemplo) e após confeitarmos o primeiro cupcake incentivamos as crianças a trocarem com o coleguinha ao lado. Tenha  sempre alguns saquinhos de reserva para as crianças mais exageradas e um de outro sabor caso a criança não goste de chocolate.

Confeitinhos diversos: compre confeitos de coração, lua estrela, granulados, bolinhas prateadas e tudo mais e disponha em potinhos pela mesa. Se quiser coloque toppers coloridos para enfeitar os cupcakes também.

35 cupcakes: 3 para cada e mais uns de reserva para os mais afoitos. Não vou mentir eu levo 40 mas sempre sobra.
- Toalhas de papel, lenços umedecidos, sabonete liquido. Afinal precisaremos limpar a criançada depois.
- Água, muita água para hidratar a criançada.
- Som com uma musiquinha bacana.

E a farra começa assim...
1) Paramentamos as crianças, pedimos para que elas lavem as mãos e sentem na mesa.
2) Uma Tia fofinha pega um cupcake e ensina a rechear, e pede que as crianças a acompanhem.
3) Depois ensine as crianças a cobrir o cupcake e a enfeitar.
4) Libere as crianças para fazerem os cupcakes como quiserem e fique só orientando e supervisionando a farra.
5) Terminado a farra é a hora de se limpar, colocar as sainhas nos cupcakes e embalar as delícias. Aqui tem duas sugestões bacanas: você pode fazer um livrinho de receitas para cada criança ou depois fazer um livro de receitas em pdf incluindo as fotos e mandar para cada pai. Outra sugestão e deixar que as crianças levem o avental e a touquinha para a casa para incentivar essa veia gastronômica que foi plantada.
A farra geralmente dura uma hora e meia.

Coisas que você deve fazer
- Tire muitas fotos espontâneas. Nada de ficar mandando as crianças fazerem poses o tempo inteiro.
- Estabeleça limite de idade para participar da brincadeira
- Fique de atenta o tempo todo. 
- Incentive as crianças a participarem do dia a dia na cozinha, esclareça os perigos de mexer no fogão, ofereça degustação de tudo o que estão manuseando e explique como foi feito.
- Seja organizada e tenha em mente exatamente o que fazer.

Coisas que você não deve fazer
- Competição de que cupcake. Ex. Qual o cupcake mais bonito? 
- Não dispor na mesa objetos cortantes ou potencialmente perigosos como palitos, faquinhas e etc.
- Não use velas individuais nos cupcakes se as crianças forem pequenas. Uma mãe, contra a minha advertência, colocou velinhas em todos os cupcakes e o resultado foram 3 franjinhas queimadas!!!! É muita vela, muito fogo e muita criança e pouco olho, ou seja, a combinação nunca vai ser legal!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário