domingo, 15 de julho de 2012

receita: cupcakes de coco


receita: cupcakes de coco


Normalmente eu faço cups mais clássicos (na verdade sempre acabo fazendo o de chocolate!) mas hoje resolvi fazer esses de coco que já estava paquerando no livro de cupcakes da Martha Stewart. Eu adaptei a receita da massa e ainda recheei com doce de leite, delitche. A massa é bem fácil de fazer e fica com uma textura muito boa. Experimentem :)
INGREDIENTES
1  3/4  xíc. farinha de trigo
2 colh. chá fermento em pó
1/2  xíc. côco ralado
3/4 xíc. manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
1 1/3 xíc. açúcar
2 ovos inteiros + 1 clara
1 colh. chá essência de baunilha
3/4 xíc. leite de coco
1 potinho de doce de leite (de boa qualidade)
chantilly e coco ralado em tiras – para decorar
MODO DE PREPARO
Pré-aqueça o forno e coloque as forminhas de papel na forma para cupcakes.
Misture a farinha, fermento e sal. Acrescente o coco ralado e reserve. Em outro recipiente bata (com velocidade média-alta) a manteiga com o açúcar até formar um creme. Adicione os ovos um a um, a clara e a essência. Mude a velocidade da batedeira para baixa e adicione a mistura da farinha (peneirada) alternando com o leite de coco.
Coloque a massa nas forminhas, preste atenção para não encher demais. A medida exata é de uma colher de sopa cheia. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, a massa fica bem branquinha não espere dourar muito. Retire do forno e deixe esfriar por pelo menos 10 minutos.
Para rechear é simples, com uma faca faça tire um pedacinho do meio do bolinho, utilizando bico de confeiteiro pequeno insira o doce de leite e depois coloque a tampinha de massa por cima.
FROSTING : Chantilly
Ingredientes: creme de leite fresco (só pode ser o fresco!) e açúcar
Modo de preparo: bata na batedeira por cerca de 15 minutos, até ficar com uma consistência firma. Preste atenção para não passar do ponto.
A massa de coco e o recheio de doce de leite já deixam o cupcake bem gostoso, então qualquer cobertura muito forte vai roubar o sabor. Para não correr o risco de ficar enjoativo, chantilly é a melhor opção. Para decorar use coco ralado ou então em tiras, fica super sofisticado e charmoso.
Para deixar bem bonito, coloquei bastante chantilly (com bico de confeiteiro bem grande, da Wilton) e depois passei ele inteiro pelo coco ralado – usei o de tiras grossas que fica mais bacana.
O resultado ficou ótimo: tudo combinando e super bonito. Espero que gostem :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário